domingo, 4 de setembro de 2011

Dicas CESVI de manutenção preventiva em automóveis.


Manter o seu veículo em bom estado de conservação através da manutenção preventiva, é também fator de economia de combustível, além de dar mais segurança aos usuários, mantenha seu carro sempre em dia, faça regularmente visita ao seu mecânico de confiança, manter preventivamente os itens essenciais em dia, lhe confere, segurança e economia.
o CESVI - Centro de Experimentação e Segurança Viária - www.cesvi.com.br, através de sua área técnica, montou este esquema prático com dicas para fazer revisões e manutenções preventivas:



Dicas de manutenção preventiva

Um dos cuidados mais básicos - e importantes - para com a parte mecânica do seu carro é a verificação do nível do óleo do motor. Se o lubrificante for insuficiente, o atrito entre as partes metálicas pode fundir o motor, provocando um enorme prejuízo (motor é caro) e riscos à sua segurança.






1.    Óleo do motor


O que fazer
Verifique o nível do óleo a cada 15 dias. Basta parar num posto e pedir para o frentista fazer a verificação. Se o nível estiver baixo, peça para completar. Siga as orientações do manual do fabricante quanto à periodicidade da troca do óleo. Se você mesmo precisar fazer a verificação, faça-a num local plano após aguardar 20 segundos com o carro desligado. Comece achando a vareta do óleo, que possui um anel  de cor chamativa em sua haste.
Puxe a vareta e, com o auxílio de uma estopa ou papel toalha, limpe-a completamente. Em seguida, recoloque-a no local até o fim e a retire de novo.
A ponta da vareta ficará marcada com uma quantidade de óleo que dirá como está o nível.
Este nível não deve estar nem acima da marcação “máxima” nem abaixo da “mínima”
Atenção
A reposição deve ser feita sempre com o tipo de óleo especificado no manual do fabricante.

2.    Sistema de arrefecimento


Este sistema serve para não deixar o seu carro esquentar. Por isso, sempre precisa ter água suficiente para fazer o controle da temperatura.
O que fazer
Verifique o nível da água a cada 15 dias.
É possível fazer essa checagem até sem abrir o reservatório. Confira se o nível está dentro das marcações máxima e mínima. Se estiver abaixo do mínimo, complete. Sempre com o motor frio.
Atenção
Jamais abra o reservatório com o motor quente.
O líquido em alta temperatura pode espirrar e provocar queimaduras.

3.    Pressão dos pneus 

Sem a pressão correta, seu pneu ficará mais vulnerável, terá um desgaste maior, e seu carro ficará sem a estabilidade necessária,o que gera o risco de um acidente.
O que fazer
Verifique (calibre) a pressão a cada 15 dias. Se estiver viajando, faça-o com uma freqüência maior, principalmente antes de pegar a estrada.
A calibragem deve sempre ser feita com os pneus ainda frios. Faça-a logo que pegar o carro, no posto mais próximo. O manual do fabricante aponta os valores de pressão corretos. Repare que pneus dianteiros e traseiros têm pressões diferentes. Não se esqueça de verificar também a calibragem do estepe.
Atenção
Os pneus apresentam sulcos que, ao longo de sua vida útil, vão se desgastando. Quando o desgaste fica muito grande, o pneu fca “careca”. Com isso, perde aderência com o piso, dificultando frenagens e criando riscos de acidentes.
Para saber o nível de desgaste, cheque os indicadores TWI (“Tred Wear Indicator”) no próprio pneu.

4.    Sinalização de emergência


Deu um problema no carro e você precisou parar? É fundamental que você saiba onde estão e como aplicar os itens de emergência e sinalização.

O que fazer
Identifique os locais onde estão acomodados os seguintes itens, para saber onde encontrá-los quando necessário:
• Macaco;
• Estepe;
• Chave-de-roda;
• Triângulo;
• Extintor de incêndio.
Em caso da necessidade de parar o veículo, procure chegar a um local seguro, que não obstrua as faixas de rodagem.
Acione o pisca-alerta do veículo. Sinalize o local com o triângulo, posicionando-o a uma  distância de 30 metros do carro.

Atenção
É grande o índice de atropelamentos de gente que para o carro para trocar o pneu ou fazer outro procedimento às margens da faixa de rodagem. Tenha o maior cuidado nessas situações e procure ser vista com facilidade pelos motoristas.

5.    Luzes de advertência do painel



O painel de instrumentos possui indicativos, com cores e símbolos, para adverti-la sobre problemas no veículo.
Conheça o significado de cada indicativo para prevenir problemas no seu carro.
Bateria: Caso acenda durante o funcionamento do motor, indica que a bateria não está sendo carregada.
Nível do óleo: Se acender durante o funcionamento do carro, indica que o nível do óleo está abaixo do necessário. Pare imediatamente, pois o motor pode quebrar, provocando sérios riscos à sua segurança. E, claro, reponha o óleo.
Temperatura do motor: Se acender, aponta um perigoso superaquecimento do motor. Assim que possível, pare o carro, espere que esfrie e verifique se há água suficiente no sistema de arrefecimento.
Luz de freio: Essa luz acesa pode indicar tanto um freio de mão acionado quanto um nível baixo de fluido de freio.

Atenção
Não se assuste. Ao ligar o contato, as luzes do painel vão acender, mas, após a partida do motor, voltarão a ficar apagadas. A que permanecer acesa indicará um problema a ser resolvido.

6.    Itens de segurança


Assim que entrar no carro, afivele o cinto de segurança antes de qualquer outra coisa.
O uso do cinto no banco traseiro é tão importante quanto no dianteiro. Não
parta com o carro se algum passageiro se recusar a usá-lo. O uso do freio com sistema ABS é diferente do processo com o convencional. Numa frenagem mais forte, o pedal costuma tremer, e isso é normal – não tire o pé do freio nessa eventualidade. Com o ABS, as rodas não travam, e você pode pisar fundo no pedal do freio.
Crianças e mulheres grávidas não podem sofrer o impacto da abertura de um airbag. Se uma dessas pessoas estiver no banco do passageiro, desligue o sistema.
Assim que entrar no carro, afivele o cinto de segurança antes de qualquer outra coisa.
O uso do cinto no banco traseiro é tão importante quanto no dianteiro. Não parta com o carro se algum passageiro se recusar a usá-lo.
O uso do freio com sistema ABS é diferente do processo com o convencional. Numa frenagem mais forte, o pedal costuma tremer, e isso é normal – não tire o pé do freio nessa eventualidade. Com o ABS, as rodas não travam, e você pode pisar fundo no pedal do freio.
Crianças e mulheres grávidas não podem sofrer o impacto da abertura de um airbag. Se uma dessas pessoas estiver no banco do passageiro, desligue o sistema.

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