sábado, 13 de novembro de 2010

Missa para Vítimas de Trânsito

Evento
Missa para vítimas de trânsito e violência no Brasil
Data
21 de novembro de 2010
Horário
8h30
Local
Paróquia Nossa Senhora da Esperança
Av. dos Eucaliptos, 556 – Moema – São Paulo/SP
Informações
(11) 30570244


No dia 21 de novembro, domingo, às 8h30, o padre Boim, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no bairro de Moema celebrará uma missa para as vítimas de trânsito e violência no Brasil. A iniciativa é da Associação das Vítimas de Trânsito – Avitran, que oferece prevenção e educação de acidentes de Trânsito. Em mais de duas décadas, a parceria atendeu milhares de pessoas.
O principal objetivo da Avitran é reintegrar vítimas, além de reivindicar nos três níveis da administração pública o elenco de medidas necessárias para reduzir acidentes, lesões, mortes no trânsito e todo tipo de violência, além do apoio psicológico para pessoas carentes, vítimas e familiares.
Há mais de 14 anos no mercado, a Avitran atua para reverter o quadro dramático apresentado pelas estatísticas de acidente de trânsito no Brasil e suas conseqüências – cerca de 50 mil mortos, 500 mil acidentes e 300 mil feridos, com custo anual de aproximadamente US$ 10 bilhões. Com o apoio do Centro de Psicologia Aplicada ao Transito – Cepat, a principal tarefa da instituição é oferecer apoio psicológico às pessoas afetadas, a fim de reintegrá-las a vida útil e profissional, diminuir as seqüelas do trauma e redirecionar vocacionalmente aquelas que se tornaram deficientes físicas, para novas atividades profissionais.

Cenário
O trânsito, além de ser considerado um assunto de Segurança Nacional e que pode ser definido como uma questão epidêmica de saúde pública mundial continua a provocar verdadeiro genocídio, matando e incapacitando anualmente milhões de cidadãos no mundo e, principalmente no Brasil. O Código de Trânsito Brasileiro – CTB trouxe alguns avanços, mas a desastrosa situação continua. Mesmo porque muito dos dispositivos previstos no CTB, ainda não foram adotados.

Enquanto isto, o Brasil, perde mais de quatro mil vidas por ano e produz milhares de feridos em nossas vias, que poderiam ser salvos pela simples adoção dessa medida preventiva para impedir que veículos com alto grau de risco circulassem.
A cidade de São Paulo conta com um Centro de Reintegração de Vítimas de Trânsito e Traumas Violentos, o primeiro do gênero na América Latina, que tem por finalidade apoiar psicologicamente vítimas de acidentes de trânsito e de eventos traumáticos como assaltos, sequestros, estupros, explosões, incêndios, desastres aéreos e outros. Idealizado pelo psicólogo clínico, dr. Salomão Rabinovich, presidente da Avitran, o Centro de Reintegração conta com a ajuda de voluntários para a recuperação das pessoas com o quadro "morte moral – estresse pós traumático sofrido por atos violentos que isolam as vítimas do mundo".